O governo federal escolheu o Paraná para dar início a um projeto piloto da Caixa Econômica Federal na área de moradias rurais e a região do Estado contemplada para a implantação do serviço é a dos Campos Gerais. A proposta é tornar mais rápida a contratação de obras pelo Programa Nacional de Habitação Rural.
O projeto será implantado em dez municípios da regional da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) em Ponta Grossa, onde está em análise a construção de 200 moradias. Os municípios que serão beneficiados ainda não foram divulgados.
Para o deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia Legislativa, ao agilizar a contratação de obras, o novo projeto torna mais rápido o processo de construção e entrega das residências, o que beneficia as famílias que moram nas áreas rurais da região dos Campos Gerais e esperam a oportunidade de ter uma casa própria.
Com o novo projeto, a análise da documentação e do cadastro das famílias beneficiadas será feita pela Cohapar e os dados enviados diretamente ao sistema de informações da Caixa. Atualmente essa análise é feita pela Caixa, tornando o processo de contratação de obras mais demorado, principalmente em função do aumento da demanda registrado desde 2012, quando o programa nacional de habitação rural decolou.
O novo procedimento na habitação rural que começa pelo Paraná já funciona na contratação de moradias urbanas em todo o país.
Do blog do Campana
Registe-se aqui com seu e-mail
ConversãoConversão EmoticonEmoticon