O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea, divulgou hoje (4) uma nota em que reconhece que houve um erro na pesquisa que indicou que 65% dos brasileiros concordam com a frase “mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”.
A nota explica que houve uma troca nos gráficos que ilustram os resultados, sendo que o valor real de entrevistados que concordam com a frase seria de 26%, não 65%. Apesar do engano, o Ipea confirmou os demais indicadores, como aquele que aponta que 58,5% concordam com a ideia de que haveria menos estupros de as mulher soubesse se comportar.
Os resultados da pesquisa do Ipea geraram uma grande reação nacional, incluindo um protesto nas redes sociais, um pronunciamento da presidente Dilma Rousseff, um ato contra abusos no metrô e até mesmo a menção da pesquisa na novela Em Família. Além disso, um site foi criado para reunir mensagens postadas na internet que fizessem apologia ao estupro. Por outro lado, algumas pessoas, como um colunista da revista Veja, sugeriram que a pesquisa não refletia a população brasileira por ser “confusa”.
Registe-se aqui com seu e-mail
ConversãoConversão EmoticonEmoticon