Navegando pela internet ontem a noite encontrei este texto em um blog americano. As 10 coisas que um empreendedor pode aprender com um cachorro é tão bom, mas tão bom, que decidir traduzir o conteúdo para cá. Mesmo se você é como e não tem um cão em casa, recomendo a leitura. Gostou? Então deixa um comentário aqui!
1. Cães ficam excitados
Os cães tendem a ficar excitados com as coisas que amam fazer. Já falou a palavra “passeio” para seu cachorro ou mostrou a coleira a eles? Que tal na hora do jantar quando você pega a tigela? Os cães não têm vergonha da excitação sobre as coisas que eles gostam, e os empreendedores podem aprender com isso. Seu entusiasmo deve ser infeccioso, e sua paixão deve ser contagiosa. Quando você está liderando uma equipe, é essencial que sua emoção seja perceptível, quanto mais positivo, melhor. Acabou de fechar um cliente? Avise todo mundo no escritório. Estabeleceu um novo recorde de vendas? Mande aquele e-mail e avise a todos sobre isso! Balançar sua calda um monte não machuca, aliás.
2. Cães percebem quando erram
Todos fazem bobagem eventualmente, e todos sabem disso. Quando um cachorro comete um erro (comumente envolvendo um papel toalha para limpar), a expressão em seu rosto diz tudo: “Desculpe, fiz bobagem e não vou fazer de novo”. Empreendedores precisam entender que erros irão acontecer (tanto por você quanto por aqueles que trabalham para você), mas o melhor que você pode fazer é reconhecer o erro, aprender com ele e não cometê-lo novamente.
3. Cães são leais
Quando um cão se junta com uma pessoa, é isso, negócio fechado. Fim. Finito. Eles são amigos para vida toda. Aquele cão nunca vai trair seu amigo e nunca fará nada para machuca-lo. Empreendedores devem aprender a demonstrar a mesma lealdade ao seu time, ao investidor e ao consumidor. Fortes e duradouras, a fidelidade deve ser uma prioridade para você e seu time.
4. Cães são gratos
Da lambida em sua mão, ou abanar do rabo, à cabeça em seu joelho, cães não se envergonham de demonstrar sua gratidão pelo que você fez por eles. Empreendedores devem trabalhar duro para serem gratos àqueles que os sustentam; agradecer e dizer obrigado aos clientes vale muito, ajuda a cimentar relacionamentos, e pode ser um importantíssimo diferencial competitivo.
5. Cães gostam de migalhas
Não me entendam mal, eles adoram guloseimas também, mas cara eles ficam loucos com as sobras daquele frango com arroz. O que os empreendedores podem aprender com isso? Fique feliz com as pequenas vitórias – comemore elas todos os dias enquanto elas acontecem, como qualquer um pode dizer a você, cinco pequenas vitórias equivalem a uma grande. Ou ao mesmo a um delicioso arroz com frango.
6. Cães adoram brincar
Um cachorro vai brincar ao cair de um chapéu. Para falar a verdade, existe uma grande chance que se você derrubar um chapéu, seu cão vai pegar ele para brincar. Esse senso de diversão é algo que você deveria incorporar ao seu time diariamente. Torne a diversão um valor vital da sua empresa, a brincadeira, a risada. Tenha itens de diversão a disposição, como uma mesa de ping pong é boa para uma pausa, assim como um Wii. Então relaxe, pegue uma raquete e se divirta!
7. Cães aprendem novos truques
Ao contrário do que muita gente pensa, cachorros velhos são capazes de aprender novos truques. A Epee aprendeu recentemente a dar a pata quando eu peço, e eu aprendi a criar um ótimo gráfico para exibir dados (nerd, né?). Bons empreendedores adotam e abraçam a curva de aprendizado e se cercam com uma equipe que faça o mesmo.
8. Cães sabem quando estão sob ameaça
Quando o carteiro chega na sua porta, o que o seu cachorro faz? Late. Rosna. Deixa claro que aquela casa é deles e eles farão o que for necessário para protege-la. Para falar a verdade, eles percebem o carteiro a várias casas de distância. O que os empreendedores podem aprender com isso? Observe a concorrência, fique na porta do seu negócio e reconheça uma ameaça quando vê-la. Mantenha seu foco no seu negócio, mas conserve seus olhos abertos para o novato, ou para um concorrente já estabelecido, mas que está fazendo um movimento que talvez te interesse. E não tenha medo de rosnar.
9. Cães confiam em seus narizes
O cachorro nunca para de farejar, seja durante uma caminhada, no quintal, olhando pela janela ou assistindo você cozinhar a janta, o nariz está sempre trabalhando, sempre sentindo o mundo ao redor deles. Um empreendedor precisa aprender a farejar. Esteja sempre em cima do seu mercado, sua concorrência e no que seu time está fazendo: seu nariz deve estar trabalhando todo dia e você deve prestar atenção nele. Como um bônus, você será o primeiro a saber quando a pipoca está pronta.
10. Cães são transparentes (isso é, se eles fossem feitos de vidro)
Quando um cachorro está triste, você sabe. Pela mesma lógica, quando eles estão felizes eles demostram abanando o rabo, com as orelhas esticadas, e dois olhos brilhantes e felizes. Empreendedores devem estar prontos para demonstrar suas emoções – Deixe a equipe perceber quando você está emocionado com o rumo das coisas; mostre quando você não está satisfeito com a performance deles (ou com a sua performance, aliás); e seja sempre o primeiro a parabenizar seu funcionário quando eles se saem bem, ou solidarizar com uma derrota.
Traduzido por mim de: CrowdSpring
Registe-se aqui com seu e-mail