Prefeitura usa muro para expor gastos e prestar contas com a população

Mural da Transparência, do Pedro II (Foto: Gerson Santiago/Arquivo Pessoal)Mural da Transparência na cidade de Pedro II (Foto: Gerson Santiago/Arquivo Pessoal)
Conhecida pelo seu clima ameno e por sediar um festival musical há 12 anos, a cidade de Pedro II, a 195 km de Teresina, encontrou uma forma inusitada e original de prestar contas com a população. A prefeitura da cidade há pouco mais de um ano coloca suas despesas e receitas em um muro, o Mural da Transparência, localizado na principal praça do município.
Mural tem um resumo das receitas e despesas de Pedro II (Foto: Gerson Santiago/Arquivo Pessoal)Mural tem um resumo das receitas e despesas
de Pedro II (Foto: Gerson Santiago/Arquivo Pessoal)
Segundo a prefeita de Pedro II, Neuma Café (PSB), a iniciativa visa dar acesso ao cidadão às informações sobre as finanças da gestão. “É um resumo de nossas contas e é atualizado a cada 30 dias, quando prestamos contas com a Câmara Municipal. Entendo que o recurso é do povo e ele tem o direito de saber como o seu dinheiro está sendo gasto. Temos o site onde tem a prestação completa, mas poucas pessoas tem acesso à internet”, disse.
Prefeita de Pedro II, Neuma Café, no Piauí. (Foto: Pedro Santiago/G1)Prefeita de Pedro II, Neuma Café, fala da
importância de muro (Foto:Pedro Santiago/G1)
O Mural contém informações como saldo em contas bancárias, repasse do Fundo de Participação do Município, transferências dos Governos Federal e Estadual, Fundeb, FNDE, convênios da folha de pessoal, diárias, serviços terceirizados, serviços de consultoria, obras e instalações, materiais permanentes e dívidas contratuais.

A prefeita afirma que prestar contas de sua gestão tem sido comum durante sua história. “O mural existe desde abril de 2013. Isso é uma coisa que tenho em todas as gestões que realizo. No Hospital Josefina Getirana Netta, onde fui diretora por mais de cinco anos, eu fiz um paredão onde todo mês eu prestava conta. No  Hemopi (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí), onde também fui diretora, eu usava o mural que já existia lá. Então foi natural eu fazer o Mural da Transparência”, contou.
Tal iniciativa é vista com bons olhos pelos cidadãos de Pedro II. A empresária Marlene Rodrigues disse que colocar de forma transparente as contas da administração pública é uma forma louvável de fazer com que as informações cheguem à população. "Antes a gente não sabia como o dinheiro era gasto, onde era investido o Fundo de Participação do Município e com o mural isso acaba sendo colocado de forma clara e sabemos onde os recursos foram aplicados. Esse mural tem atraído a atenção dos turistas também porque não é comum", avaliou.
Para o vereador Marcelo Coleta (PRB), que é oposição na Câmara de Pedro II, o Mural da Transparência deixa a desejar. Segundo ele, as informações não são completas e na sua avaliação isso impede uma maior clareza na prestação de contas.
"Acho importante para o município poder contar com o Mural, mas ainda falta acrescentar outras informações. Todo mês o mural dá conta de que tem dinheiro em caixa, mas quando há debate na Câmara a questão financeira sempre é discutida e dificuldades são apontadas. Acredito que falta uma clareza maior e a informação exata de todos os gastos", avaliou.
Do G1
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »