Você precisa melhorar o engajamento do seu conteúdo e o Facebook não vai te ajudar nisso

Atualmente existem basicamente dois tipos de redes sociais quanto a distribuição de conteúdo:
• Tipo 1 – Seus posts sãoentregues para toda a sua rede. Exemplo: Twitter.
• Tipo 2 – Um algoritmo escolhe quais posts são entregues para sua rede. Exemplo: Facebook.
No Tipo 1 se as pessoas se desinteressam pelo que você publica elas deixam de te seguir para não atrapalhar a leitura dos demais perfis que elas seguem.
No Tipo 2 se as pessoas se desinteressam pelo que você publica o algoritmo deixa de mostrar seu conteúdo na timeline para não atrapalhar a experiência dessas pessoas naquela rede social.
Se desinteressar pelo conteúdo, neste caso, significa não interagir. Se você clica na imagem/link/vídeo, comenta, curte ou compartilha então o algoritmo entende que você se interessou e vai te mostrar mais conteúdo parecido com aquele.
Às vezes um perfil começa muito bem, com conteúdo bem atraente, mas com o tempo a fórmula fica repetitiva. Noutras vezes ele cria uma expectativa que não entrega e as pessoas desistem de interagir.
Em ambos os modelos, seja no Tipo 1 ou Tipo 2, Twitter ou Facebook ou qualquer outra rede social que for criada, se o seu conteúdo não for sempre atraente você vai perder audiência.
Costumo dizer para gestores de páginas: se você fosse obrigado a ler apenas posts parecidos com o que você produz provavelmente você não entraria mais no Facebook. No fundo você sabe que o seu conteúdo é ruim.
Investiu-se muito dinheiro na aquisição de fãs, nenhum dinheiro em planejamento e análise e pouquíssimo dinheiro na operação. Saldo final: você jogou seu dinheiro fora.
É como comprar uma gráfica, toneladas de papel, e imprimir apenas conteúdo irrelevante. Mesmo que você distribua esses impressos gratuitamente as pessoas não vão ler.
Esperar que o Facebook resolva esse dilema pra você é como pedir para que os entregadores do jornal resolvam o problema é que dos jornalistas.
Migrar para outra plataforma vai resolver esse problema parcialmente e vai gerar outros. Numa plataforma com menos pessoas e empresas a disputa por atenção é menor, porém o potencial de audiência também é menor. Investir mais em aquisição paga de audiência do que aquisição orgânica de audiência é um erro.
A solução? Melhore seu conteúdo. Sim, você deve continuar expandindo a presença da sua marca para novas plataformas. Sim, você precisa continuar investindo em mídia paga em todas as plataformas. Mas você também deve manter seu perfil nas plataformas já estabelecidas e melhorar seu projeto de conteúdo para aumentar seu alcance orgânico, ou essa conta nunca vai fechar.
Como melhorar seu conteúdo? Invista em planejamento e produção. Investir significa dedicar tempo e/ou dinheiro. Contrate empresas, freelancers ou funcionários para cuidar do seu projeto editorial e da sua produção de conteúdo e use ferramentas para analisar como você pode melhorar.
Recentemente foi lançado o Page Match, uma ferramenta que faz uma análise gratuita de desempenho entre duas páginas do Facebook.
Veja um exemplo comparando duas páginas relacionadas a Cervejas (Brejas eThe Beer Planet).
Page Match
Apesar de ter muito menos fãs a The Beer Planet consegue uma taxa de engajamento muito melhor que o Brejas. Mas antes de fazer uma análise vamos fazer outra comparação, dessa vez do The Beer Planet com a Sociedade da Cerveja. Veja a comparação de engajamento das duas:
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O The Beer Planet ainda ganha, dessa vez com uma diferença bem menor, vale lembrar que o potencial de audiência (fãs) da Sociedade da Cerveja é bem maior e manter a atenção de um grupo grande de pessoas é mais complicado.
Em primeiro lugar vale ressaltar que competição de conteúdo são páginas que disputam a mesma atenção do público alvo. Brejas e Sociedade da Cerveja não vendem cervejas, mas disputam o mesmo público que consome cervejas. Provavelmente quem gosta de cervejas curte as 3 páginas (meu caso).
Em segundo lugar apesar do The Beer Planet estar bem na análise geral ele tem tido uma queda nos últimos dias e no dia 23 em particular perdeu no quesito taxa de engajamento para a Sociedade da Cerveja e praticamente empatou com o Brejas.
Olhando o dia 23/4 nas 3 páginas vemos que tanto Brejas quanto The Beer Planet postaram sobre harmonização de cervejas nesse dia, motivo pelo qual deve ter empatado. A Sociedade da Cerveja publicou um texto relacionando cerveja e saúde e chamou mais atenção. No dia 24 os posts do The Beer Planet foram mais comerciais, faltou um pouco de equilíbrio com assuntos mais divertidos e por isso a baixa tava de engajamento.
Quanto tempo você dedica para essa análise de conteúdo no seu negócio? Você possui um projeto editorial de conteúdo com uma relação de assuntos que você deve tratar nos seus perfis e orientando sobre a distrubuição e frequência desses assuntos?
Talvez seja a hora de você parar de culpar a impressora e começar a melhorarsua redação.
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